sexta-feira, 30 de novembro de 2007


CIRCO VOADOR SERÁ PALCO DA MAIOR BATALHA MUSICAL DO PAÍS

Com formato inédito em 2007, a Liga dos MCs volta ao Rio de Janeiro para coroar o melhor rapper do Brasil, nos Arcos da Lapa

A elite da rima improvisada tem encontro marcado para o dia 13 de dezembro, no Circo Voador, palco da final da Liga dos MCs 2007. Os oito melhores rappers do país se enfrentarão em duelos homem-a-homem, com rimas e provocações bem humoradas ao som das batidas do DJ, para definir quem é o mestre do freestyle nacional. Nas batalhas de MCs o que vale é o ritmo, o improviso, o raciocínio rápido e o carisma com o público; que define o vencedor de cada duelo com gritos e mãos para o alto.

Esta é a quinta edição da Liga dos MCs, que tem raízes na Lapa, mas somente este ano assumiu um formato nacional, com apoio da Red Bull, realizando etapas eliminatórias em cinco capitais brasileiras. Desde o mês de agosto, a turnê passou pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e São Paulo. Agora, aos pés dos Arcos da Lapa, o público carioca vai eleger o campeão da maior batalha musical do país.

Para o MC Maomé, campeão da etapa carioca, realizada em agosto, a Liga dos MCs é a chance de serem revelados novos talentos. “A expectativa é que este evento provoque uma reformulação, o surgimento de um novo rap. A maioria dos vencedores das etapas não foi o esperado pelo público. Vence quem realmente conquista a galera”, afirmou o rapper, que representa o Estado do Rio, ao lado de Durango Kid, de Petrópolis. Marcello Gugu venceu a etapa de São Paulo, que contou com a participação do rapper Emicida, campeão da Liga dos MCs em 2006. O MC terá a oportunidade de se apresentar na Cidade Maravilhosa pela primeira vez. “O Rio já tem tradição em batalhas e foi o berço do freestyle. Esse novo formato nacional proporciona maior integração entre os rappers. A gente consegue evoluir, interagir”, afirma o estudante paulista. Completam a lista dos melhores improvisadores do país os MCs Projota (São Paulo-SP), Simpson (Belo Horizonte-MG), Maggo MC (Recife-PE), Sossegado Polho (Recife-PE) e Cachola (Porto Alegre-RS). A apresentação das batalhas fica por conta do MC Aori e do DJ Babão, ambos da Brutalcrew.

A etapa decisiva da Liga dos MCs também conta com as performances dos grupos Inumanos, DJ Cia e do ator e MC André Ramiro, do filme Tropa de Elite, além dos pocket shows de Renatinho Partideiro e Anfetaminas. O porto-riquenho Link-One e a venezuelana Kim, destaques da Batalla de los Gallos, em outubro, em Caracas, na Venezuela, fazem apresentação especial representando o Hip-Hop latino.